quarta-feira, 21 de agosto de 2013

SOBRE TROTSKY



https://www.facebook.com/FeminismoSemDemagogia


20/8/1940 | Há exatos 73 anos, morria, no México, o revolucionário Leon Trotsky, dirigente da Revolução Russa, ao lado de Lênin. O assassino era um agente do stalinismo, que seria condecorado por Stálin pelo feito: o crime visava eliminar qualquer ligação entre os dirigentes da Revolução de Outubro e as gerações mais jovens.

Trotsky descreveu um episódio e o papel da mulher na revolução:

“O soldado da cavalaria se eleva por cima da multidão (...). A mulher operária representa um grande papel na aproximação entre os operários e os soldados. Com maior audácia que o homem, penetra nas fileiras dos soldados, pega os fuzis com suas mãos, implora, quase ordena: ‘Desviem as baionetas e venham conosco’. Os soldados se comovem, se envergonham, parecem inquietos, vacilam; um deles se decide: as baionetas desaparecem, as fileiras se abrem, estremece no ar um urra entusiasta e agradecido; os soldados se vêem cercados de gente que discute, repreende e incita: a revolução dera outro passo à frente.”

(As mulheres russas tiveram um papel de vanguarda na deflagração da Revolução de 1917. Em fevereiro, as operárias de algumas fábricas têxteis resolveram declarar greve. A greve se espalhou por outros setores da economia fabril, alcançando a adesão de 240 mil operários em 48 horas.)

* Curta a fan page do PSTU Fortaleza:
* Curta a fan page do PSTU Nacional:
* Curta a fan page do Zé Maria de Almeida:
* Curta a fan page da CSP-Conlutas:

Nenhum comentário: