sexta-feira, 26 de outubro de 2012

SERIA MESMO A COPA FIFA 2014 UM ÓTIMO NEGÓCIO PARA O POVO BRASILEIRO?


Em meio a tantas informações, notícias, urgências, corremos o risco de perder o foco e a força na análise de certos fatos, mesmo quando os mesmos são enormes e demandam ações e recursos que, noutros tempos, levariam o triplo ou muito mais que o tempo de então. Um desses fatos é a realização da Copa Fifa 2014, que, ao que parece, já caiu na aceitação tácita do povo brasileiro, posto que a própria mídia (a grande mídia) acaba por pouco questionar e, assim, de certa forma, até “validar” tudo em torno desse megaevento ― a bem de quem?

Mas, o que está acontecento mesmo? Como estão se dando as obras de infraestrutura nas cidades? O povo brasileiro é realmente o grande beneficiário? Ou são as empreiteiras que estão e estarão no lucro? Os bilhões investidos pelo governo federal valerão a pena mesmo? Esse é um investimento realmente necessário ao povo brasileiro?

Duvidar é principiar o conhecimento de algo e demonstrar humildade diante de uma situação. Investigar é trabalhar para elucidar a dúvida e chegar a uma possível clareza. Perguntarmos sobre as obras de infraestrutura da Copa Fifa 2014 é, por conseqüência, perguntarmos também acerca das tantas obras que ocorrem em nossos municípios, pequenos municípios desse grande Brasil, que também têm suas coisas a esclarecer.

Acerca da Copa de 2014, eis uma boa entrevista no portal do Instituto Humanitas Unisinos: ”Megaeventos e a governança empreendedorista neoliberal”.

Leia com atenção e reflita sobre o assunto!
__________________________________
___________________________________

Nenhum comentário: