quinta-feira, 6 de março de 2014

JULGAMENTO DO "CASO ZÉ MARIA DO TOMÉ"




Caros/as amigos/as,

Como divulguei anteriormente, na última quarta, 26, ocorreu a audiência do processo que apura o assassinato de Zé Maria. A audiência tinha o objetivo de ouvir as testemunhas da defesa (todas da acusação, nós, já foram ouvidas). Testemunhas de Aldair (gerente da empresa Frutacor), Wellington e Marcos. De João Teixeira serão ouvidas depois (apenas por questão de organização).

Foram ouvidas mais de 15 pessoas. Foi um trabalho muito produtivo. A todo momento estavam presentes os réus, exceto Marcos que pediu para sair da sala por problemas de saúde.

A família também esteve presente do início ao fim, assim vários companheiros/as apoiadores/as (essa participação, dentro da sala de audiência, nos ajuda muito).

Em síntese, os depoimentos corroboram com nossa tese - demonstram um contexto social e econômico da região que polarizam interesses (representados, por um lado, pela empresa e, por outro, lideranças como Zé Maria). Esse cenário, que pode ser facilmente compreendido por nós, é fundamental para compreensão da juíza.

Percebemos que algumas testemunhas foram instruídas pelos advogados, já apontando as estratégias de defesa. No geral, se argumenta que Zé Maria tinha "muitos inimigos", pois enfrentava várias questões. Além disso, a tradição de violência da região.

Ademais, tenta-se demonstrar que o empresário "não faria isso". Também muito se argumenta sobre os impactos do veneno na região. Para mim, a estratégia da defesa está frágil e reforça nossa análise.

Houve um momento bastante tenso no final da audiência. Eu solicitei a juíza que ouvisse novamente Marcinha (filha de Zé Maria). Ela tem fatos para serem apresentados (que posso colocar oportunamente). A reação do advogado de Welington chegou a ser ríspida comigo, mas sustetamos e enfrentamos o debate.

Por fim, os próximos passos (importante!):

1. Faltam ser ouvidas duas testemunhas por carta precatória (moram em outras comarcas), em Fortim (no caso, o vice prefeito desse município, que é médico e trabalhou para empresa) e outra em Fortaleza;

2. PRÓXIMA AUDIÊNCIA EM LIMOEIRO, DIA 29 DE ABRIL. Onde se espera ouvir Marcinha (novamente, a nosso pedido) e todas as testemunhas do empresário João Teixeira.

3. Caso seja possível a oitiva de todas as testemunhas (por precatórias e em Limoeiro), será feito um dos momentos mais importantes até então, o interrogatório dos réus, ou seja, ouvir diretamente os acusados (nós faremos perguntas também, diretamente.

4. Vencendo todas as etapas, então, a juíza deverá proferir a sentença de pronúncia, quando se decide se os réus vão ou não à júri popular.

Por enquanto é isso. Em breve vou sistematiza um informe para repercussão. Por uma feliz coincidência a importante audiência que disse será alguns dias após os 4 anos de morte. É importante máxima mobilização.

Estou à disposição para dúvida, mais informes e divulgações que interessem ao caso.

Desejo, enfim, um forte abraço e um carnaval de muita paz, alegria e luta!

Cláudio Silva
________________

Nenhum comentário: